POR QUE ESTUDAR A HISTÓRIA DA IGREJA E O SEU PENSAMENTO?


 1. A Importância do Estudo da História e Especialmente a História Eclesiástica: Ajuda a evitar as mesmas falhas. Assim serve de ajuda para trazer um novo amanhã sem repetir os mesmo erros mais aprendendo também com os acertos

 ◊ Verifica porque as nossas denominações crêem e praticam o que fazem. ‘E através da história que os costumes e doutrinas tomaram formas.

 ◊ Conhecer mais profundamente o corpo de Cristo. Seu desenvolvimento 

◊ Entender porque algumas igrejas crescem mais e outras menos. Descobre-se os métodos usados através da história para este crescimento e como se leva em consideração o contexto social-político e cultural onde a igreja estava inserida. 

◊ Observa-se o dedo de Deus guiando a humanidade aos fins já antes traçados por Ele ◊ Oferece farto material ilustrativo para as pregações.

2.Visão Geral da História do Antigo Povo: O Período no Antigo Testamento: 

◊ Israel viveu no meio das nações onde foi posto para ser uma benção e um testemunho. Cf. Ez:5:5-8. Ele tinha uma missão a ser cumprida. Este era o propósito de Deus. Ao sul de Israel estava o Egito, ao leste a Babilónia e a Assíria a ao norte a Síria e os heteus. Nos movimentos econômicos-guerreiros dessas nações, sempre passavam por Israel. Devido à desobediência, as 10 tribos do norte foram levados em cativeiro por Sargom II em 721. Mais de 100 anos depois Nabucodonosor tomou Jerusalém em 586. O Período Intertestamentário:

 ◊ A queda da Babilónia diante dos persas abriu a porta para restabelecer em 536 o antigo povo de Deus em sua própria terra, Ed:1. Mesmo assim, o movimento de retorno foi muito lento. Somente 100 anos mais tarde, Neemias conseguiu reconstruir Jerusalém. ◊ Alexandre Magno conquistou o mundo em 331. Após sua morte em 323, Judá permaneceu sob o controle dos Ptolomeus do Egito até ser conquistado por Antíoco III (o Grande) em 198. 

◊ Foi a tentativa de Antíoco IV (Epifania) de forçar os judeus a conformar com a religião dele criando problemas insuperáveis. Em 168 devastou Jerusalém e profanou o templo. Resultou na revolta dos Macabeus e a independência de 167 a 63.

◊ Os romanos, sob Pompeu, conquistaram a Palestina em 63 a.C. Israel ficou debaixo o controle romano, mesmo após a revolta malsucedida em 70 .As esperanças políticas dos judeus morreram quando a cidade de Jerusalém foi aplanada após a rebelião de Bar Cochba em 130. 

O Novo Povo de Deus: 

◊ Surgiu dentro do antigo povo e como cumprimento das profecias do Antigo Testamento. Ao princípio a igreja é considerada como uma seita do judaísmo. At:24:5; 28:22. Há um sobrepor dum sobre o outro. A igreja é formada dentro do ventre de Israel. Embora nasce a Igreja em At:2, ela já está em formação desde o nascimento de Jesus 33 anos antes. Assim os dois tem vida própria e cedo distinguem-se um do outro, embora ambos são chamados “o povo de Deus”. 

◊ A igreja distingue-se de Israel de várias maneiras, mesmo que estas características estão prefiguradas no Antigo Testamento: Ela é o corpo de Jesus Cristo neste Mundo. Seus símbolos (batismo e ceia) são baseados no evento realizado uma vez para sempre na morte de Jesus. Ela é universal, sem nenhuma base em raça ou cultura


Participe do meu grupo whatsapp de estudos sobre História da Igreja

Assista  a video aula no meu canal